DEPENDÊNCIA AFETIVA: O Medo de Ficar Só

4 anos atrás

Home DEPENDÊNCIA AFETIVA: O Medo de Ficar Só

Image

Dependência Afetiva: O Medo de ficar só

Comumente no consultório há queixas de mulheres que estão numa relação amorosa, em que gostam do parceiro, mas se sentem sozinhas na relação, não se sentem valorizadas por ele, respeitadas ou correspondidas. Apesar de sinalizarem o seu grau de insatisfação, se sentem culpadas e incapazes de encontrarem uma pessoa melhor. Assim o tempo passa, com idas e vindas desta relação, suportando os altos e baixos, num ciclo vicioso de amor e ódio e dificuldade de separação.

A nível psicológico, estas mulheres têm medo da perda, dificuldade de lidar com a rejeição, uma baixa autoestima, uma falsa crença de que ninguém ira gostar dela o suficiente para se realizarem e até traços depressivos.

Pois bem, como Terapeuta, vejo essas mulheres cheias de vida, que desejam o simples, nada mais…querem um Amor verdadeiro e espontâneo. Querem uma relação em que se sentem amadas naturalmente. O que essas mulheres anseiam, não só é real, mas possível a nível científico, mas que precisam de ajuda para saber buscar.

Uma verdadeira relação é pautada em 3 pilares que precisam ser cultivados e estimulados diariamente pelo casal, que são: 1- Cuidado/Proteção,

2- Afeto/Intimidade

3- Compatibilidade/Valores.

O Cuidado e Proteção se refere ao se importar de alguma forma com o outro, dar suporte, atendê-lo em suas dificuldades, é estar do lado, mesmo nas diferenças.

Afeto e Intimidade, é a proximidade física e emocional, é sentir o cheiro do outro, o calor do outro, dar e receber carinho, o sexo, são as simples gentilezas, um simples favor, é também saber que as vezes, mesmo estando longe, um estava pensando ou fazendo algo para o outro.

Compatibilidade/Valores, são interesses em comum, sobre o futuro, metas,  finanças, criação de filhos, entre outros.

A Terapia pode te ajudar. Me conte a sua história!

Janaina Baschirotto

Psicóloga Clínica – CRP 12/05246

 

 

Deixe seu contato!

Precisa de ajuda? deixe seu nome e whatsapp que entraremos em contato.