Ansiedade: Sem Tempo para o Agora

4 anos atrás

Home Ansiedade: Sem Tempo para o Agora

Image

Ansiedade: Sem Tempo para o Agora

Se sentir ansioso, é um relato comum descrito por muitas pessoas. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019 o país teve o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população). Este número pode ser ainda maior, considerando cada vez mais as exigências do mundo, com a vida, cada vez mais acelerada.

Sem razão aparente, o indivíduo ansioso fica apreensivo, preocupado, inquieto, agitado, medo de não dar conta, não consegue relaxar devido algum compromisso ou evento que tem por acontecer, perde o sono e em casos mais patológicos, desenvolvem o Transtorno de Ansiedade, com sintomas somáticos como, sudorese, taquicardia, falta de ar e pânico.

Esses sintomas, quando corriqueiros na vida da pessoa, pode interferir e trazer malefícios, como sono agitado ou dificuldade para dormir, falta de concentração, preocupação ou medo excessivo, negativismo, aumento da ingesta alimentar, ter alterações significativas do humor, como irritabilidade, nervosismo, sofrem por antecipação, aparecem agitações físicas como tiques, roer unhas e o mais significativos dos sintomas, não aguentam esperar.

O ansioso tem pressa, muito desconforto (agonia) e dificuldade de esperar o que tem por vir.

Essas reações de certo modo, podem parecer até inofensivas, mas que ao longo do tempo, ocorre um desgaste emocional, que pode atrapalhar a saúde física e a qualidade de vida dessas pessoas.

Aprender a lidar e a conviver com o presente e o futuro em harmonia, parar com sua auto cobrança  interna, lidar com as pressões e incertezas da vida com mais naturalidade e tranquilidade, aceitar e respeitar suas incapacidades, ter tempo para relaxar e distrair-se, desacelerar seus pensamentos, saber canalizar seus desconfortos, sem precisar buscar/compensar na comida ou permitir-se e aproveitar o agora, é um dos grandes desafios, para nós Terapeutas. Se você conhece ou se identificou sendo uma pessoa ansiosa, deixe a Terapia te ajudar.

Janaina Baschirotto

Psicóloga e Terapeuta Clínica – CRP 12/05246

 

Deixe seu contato!

Precisa de ajuda? deixe seu nome e whatsapp que entraremos em contato.