Autoestima: O Sistema Imunológico da Mente

1 mês atrás

Home Autoestima: O Sistema Imunológico da Mente

Image

Autoestima: O Sistema Imunológico da Mente  

Um dos princípios para se ter saúde mental e viver bem, é estar bem consigo mesma.

Você pode conseguir tudo na vida, como um bom emprego, uma casa, ganhar dinheiro, viajar, emagrecer, encontrar sua alma gêmea, ter saúde… mas se sua autoestima não estiver saudável, estas conquistas não serão suficientes para saciar seus desejos e insatisfações.

A autoestima é o sistema imunológico da mente, é ela que nos protege para não adoecermos mentalmente.

Uma autoestima saudável contribui para aumentar a capacidade de lidar com críticas, rejeição e a superar dificuldades. Com uma autoestima saudável não busca-se a perfeição e não se tem a necessidade de provar nada ou de ser melhor do que os outros. Tem –se facilidade de reconhecer suas qualidades, mas não se exaltam com elas e ainda não negam seus defeitos, trabalhando com eles dentro do possível. Tende a atrair bons vínculos e consegue se sentir bem consigo mesma, sem precisar de qualquer estímulo ou acontecimento para se sentir satisfeita.

Ao contrário do que se imagina,  ter uma autoestima alta não significa que será boa e nem tão pouco ideal, pois, a auto estima não é medida pela quantidade, e sim pela qualidade da relação que tenho comigo mesma. O panorama considerado saudável quando se fala em autoestima está associado a autoaceitação, autoeficácia, autenticidade, autoempatia, autorespeito e, principalmente, autoconhecimento. Princípios estes que a Terapia pode ajudar a desenvolver, se assim o desejar.

Deixe a Terapia te ajudar!

Janaina Baschirotto

Psicóloga Clínica – CRP 12/05246

 

Deixe seu contato!

Precisa de ajuda? deixe seu nome e whatsapp que entraremos em contato.