Saúde Mental, Um Exercício para se Viver Bem

10 meses atrás

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Viver saudável, não é uma tarefa simples, pois o corpo e a mente humana, desde o nascimento até a sua idade adulta, passa por grandes transformações e interferências.  

 A mente humana consiste em mecanismos físicos de funcionamento e processos neurológicos, porém a sua melhor performance está na forma abstrata, que são os pensamentos e emoções, que interferem diretamente no comportamento e ação humana.

Assim a mente humana é um eletrodo, que registra (Sprint) todas as experiências de vida e que comanda e direciona todo e qualquer movimento, onde consiste nossa Personalidade. É um sistema poderoso e complexo.

Cuidar e preservar a Saúde Mental, é garantir o equilíbrio e o bom funcionamento do nosso bem estar. Para isso algumas ações e estímulos podem ser realizados visando fortalecer ou reestabelecer nossa mente. Para isso:

1- Durma bem. O sono é para descansar, gera repouso e a recuperação das funções mentais, otimiza o metabolismo e regulariza a função de hormônios fundamentais para o funcionamento do corpo. Quando isso não acontece, os prejuízos são vários: desatenção, falta de concentração, raciocínio lento, sono durante o dia e mudanças de humor;

 2- Se alimentar com pequenas porções e com regularidade;

3- Estar Ativo, diariamente para o Trabalho, Exercício Físico ou Esporte;

4- Deseje ser Você Mesmo, respeite seu corpo, seus gostos, suas vontades e necessidades. Espelhe-se em bons exemplos, sem desmerecer a sua pessoa. As referências externas (os outros) atrapalham e intoxicam seu jeito e maneira de ser. Traga autenticidade e espontaneidade;

5- Mantenha vínculos com pessoas autônomas, otimistas e que acreditam na vida, para as amizades ou relacionamentos;

6 – Ser respeitoso com seus erros, limites e imperfeições;

7 – Valorize e seja grato, pelo que está ao seu redor, pelas conquistas materiais, algo que goste ou pelo que está funcionando bem;

8 – Expresse e sinalize para o ambiente, seus sentimentos bons. Os sentimentos ou pensamentos desagradáveis somente para quem confie;   

9- Pratique boas maneiras e gentilezas, cuide do que lhe pertence, com responsabilidade e organização.

10- Se tiver dificuldade para implementar esta rotina, Deixe a Terapia Te Ajudar.  

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Janaina Baschirotto

Psicóloga Clínica – CRP 12/05246

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